-
Sobre o curso
Trata-se de um curso de extensão em que serão focalizados tópicos centrais ao processo de ensino-aprendizagem de/em inglês para crianças (07 – 12 anos). Abordaremos temas mais genéricos e teóricos relacionados a como crianças aprendem uma língua adicional, bem como o trabalho em aula com as habilidades e os sistemas da língua (systems & skills). Além disso, falaremos sobre questões pertinentes ao gerenciamento de sala de aula, o uso da abordagem CLIL e questões iniciais sobre letramento. Fechamos o módulo com o tema avaliação.
Conteúdo do curso
- Como as crianças aprendem? Definição dos papéis de professores e estudantes.
- Como planejar uma aula de sistemas (systems: discourse, lexis, grammar ou phonology) para crianças?
- Como planejar uma aula de habilidades (skills: reading, listening, speaking ou writing) para crianças?
- Como fazer o gerenciamento de aulas: rotina, o papel da língua de nascimento, padrões de interação, organização de atividades (high-energy vs low-energy), organização do tempo, e indisciplina em aula (dicas sobre disciplina positiva e comunicação não-violenta)?
- Abordagem CLIL: o que é e como planejar aulas a partir desta perspectiva?
- O que é alfabetização, letramento e como trabalhar os seus aspectos em língua adicional?
- Como avaliar as crianças (formative e sumative assessment)?
Objetivo final do curso
Alargar os conhecimentos teórico-práticos em relação ao planejamento e ministração de aulas para crianças entre 6 – 12 anos (Anos Iniciais).
Diferenciais perante os concorrentes
- Professores experientes e especialistas no ensino de inglês para crianças (Anos Iniciais);
- Experiências que mesclam teoria e prática (por meio de planejamento colaborativo e ministração de micro aulas)
- O curso é ministrado em inglês;
- Os participantes terão a certificação de curso de extensão de nível de pós-graduação emitido pela Faculdade Cultura Inglesa
-
Para quem?
Quaisquer profissionais de ensino que queiram fazer uma extensão universitária para um olhar especializado no processo de ensino-aprendizagem de crianças (6 – 12 anos) foco nos Anos Iniciais.
Nível de conhecimento mínimo
É recomendável que os candidatos tenham no mínimo nível B2 de inglês.
-
A disciplina consiste em 5 encontros de 6 horas presenciais. Ao longo desses encontros, é esperado que os participantes tragam e ampliem os seus conhecimentos a partir de leituras, debates e atividades práticas. Teremos demonstrações de aulas, bem como oferecemos tempo para que os participantes trabalhem de forma colaborativa no planejamento de sequências didáticas específicas bem como na solução de situações-problema.
-
Por que fazer?
- Para obter e ampliar conhecimentos teóricos e práticos referentes ao processo de ensino –aprendizagem de crianças;
- Para trocar experiências com outros colegas e, pelas trocas, aumentarmos o nosso repertório para planejamento e atuação em aula;
- Para conhecer um pouco mais sobre aspectos da neurociência que são atrelados ao processo de ensino-aprendizagem bem
Benefícios para o aluno
- Obter e/ou aprofundar conhecimento acerca questões centrais ao processo de ensino-aprendizagem de/em inglês para crianças;
- Desenvolver habilidades para planejar e realizar intervenções de ensino com base nos temas abordados.
-
Datas
17/07/23 a 21/07/23 em São Paulo na FCI
Teremos aulas ao longo dessa semana, todos os dias das 09 às 12h (pausa para o almoço entre 12h e 13h) e das 13h ás 16h.24/07/23 a 28/07/23 no Rio de Janeiro na filial Barra I (Jardim Oceânico)
Teremos aulas ao longo dessa semana, todos os dias das 09 às 12h (pausa para o almoço entre 12h e 13h) e das 13h ás 16h.Estrutura do curso
5 encontros de 6 horas diárias, totalizando 30 horas de curso.
-
30 horas (presencial)
-
Valores e forma de pagamento
R$1.200,00
Parcelamento em até 5 x R$240,00 -
Karina NazzariKarina Nazzari é doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFESP). Mestre em Ciências: Educação e Saúde (UNIFESP). Especialista em Neurociência Aplicada à Educação (SANTA CASA/SP) com graduação em Letras – Inglês (PUC/SP). Atua como Gerente Executiva de Soluções Acadêmicas em Escolas na Cultura Inglesa.
Teaching young learners
- Sobre o curso
- Para quem?
- Como são as aulas?
- Por que fazer?
- Datas
- Carga Horária
- Valores
- Corpo Docente