CORPO DOCENTE

CONHEÇA NOSSOS PROFESSORES

Dedicados e especializados, os professores que compõem nosso corpo docente são mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e extensa experiência profissional. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:
Marilisa Shimazumi
scrnli_05_10_2023_17-24-51 1
É doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Fez mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Liverpool, Reino Unido. Tem experiência na área de Letras, atuando diretamente em cursos de formação de professores, ensino e aprendizagem de idiomas e criação de cursos de inglês. É tutora credenciada pela Universidade de Cambridge para os cursos CELTA e DELTA, além de ter atuado como coordenadora acadêmica na Cultura Inglesa São Paulo por mais de 20 anos. Atua como coordenadora acadêmica dos cursos de Graduação Licenciatura Letras e Bacharelado Tradução, Pós- Graduação e Extensão na Faculdade Cultura Inglesa. Desenvolve pesquisa nas áreas de formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas e linguística de corpus, e é membro participante do grupo de pesquisa em Linguística de Corpus – GELC (PUC-SP).
Simone Vieira Resende
unnamed 1
É doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Fez mestrado em Linguística na UERJ e Especialização em Ensino de Língua Inglesa. É professora do curso de graduação e pós-graduação em tradução. Atua como tradutora e pesquisadora dos grupos de pesquisa em Linguística de Corpus – GELC (PUC-SP) e SELEPROT (UERJ), afiliada à AILP – Associação Internacional de Linguística do Português.
Maria Rita Teixeira Silva Köster
Possui mestrado em Letras no programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2010) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Literaturas de Língua Inglesa (2005) também pela USP; possui bacharelado e licenciatura plena (1990) em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem atuado na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira desde 1986 e seu foco de interesse está na literatura irlandesa com ênfase no teatro irlandês contemporâneo.
Cássia Cristina Marques Venezuela

Possui mestrado em Literatura Alemã (2016) pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Alemão também pela USP. Tem experiência na área de Letras, tendo atuado em cursos de ensino e aprendizagem de língua inglesa. É examinadora credenciada da Cambridge English Language Assessment. Apresenta em eventos acadêmicos nacionais e internacionais voltados para o ensino de inglês como língua estrangeira. Sua experiência em docência e pesquisa na área de Letras concentra-se em Língua Inglesa e Narratologia.

Luciano Alves Bezerra
Possui mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando nos seguintes temas: formação de tradutores, tradução no ensino de línguas, tradução de textos literários e análise do discurso sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional.
Marcos Cesar Polifemi
Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUC-SP e Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela mesma instituição, atua com formação de professores há mais de 20 anos e seus projetos envolvem o desenvolvimento reflexivo-crítico de professores e coordenadores pedagógicos. Trabalhou com elaboração de materiais didáticos para o ensino de inglês, bem como com o desenho e desenvolvimento de materiais e cursos presenciais e a distância para a formação continuada de educadores. Atualmente, é professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Cultura Inglesa. Possui várias publicações, entre elas, artigos em periódicos especializados além de ser autor de 3 livros e de vários capítulos publicados. Atua na área de Letras, com ênfase em Formação de Professores. É parecerista e membro de diversos conselhos editoriais de periódicos nacionais e gerenciou diversos projetos sociais na área de formação contínua de professores da rede pública de São Paulo, e ensino de inglês para crianças e adolescentes em comunidades. Atualmente é membro do Grupo de Estudos Letramentos e Educação Crítica e um dos líderes do Grupo de Estudos MultiTecLin, sobre Multiletramentos, Tecnologias e Ensino de Línguas, organizado pela Faculdade Cultura Inglesa.
Skip to content