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Sobre o curso
Trata-se de uma disciplina de extensão universitária cujos tópicos centrais são as pesquisas e estudos mais recentes relacionados à decolonização do ensino de língua inglesa. Baseia-se em pressupostos teórico-filosóficos acerca da educação linguística crítica e intercultural, por um viés político, de modo a oportunizar situações docentes mais multiculturais e decoloniais.
Conteúdo do curso
- Colonização/Decolonização
- Giro decolonial
- Colonidade do poder, saber e cultura
- Multiculturalismo
- Interculturalidade
- Decolonidade e o ensino de línguas
- Educação linguística crítica
- Docência sentipensante
Conteúdo do curso
Refletir sobre perspectivas decoloniais para a educação linguística crítica e intercultural como base política de fomento de ações com a finalidade de construir a cidadania expansiva e proporcionar a justiça social.
Diferenciais perante os concorrentes
- Professores experientes e especialistas na área de ensino e aprendizagem da língua inglesa.
- O curso é ministrado em inglês;
- Os participantes terão a certificação de curso de extensão de nível de pós-graduação emitido pela Faculdade Cultura Inglesa
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Para quem?
Profissionais na educação em geral, particularmente, professores e coordenadores de cursos de de inglês.
Nível de conhecimento mínimo
É recomendável que os candidatos tenham no mínimo nível B2 de inglês.
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Por que fazer?
- Para compreender criticamente que a ação docente de língua adicional não se limita somente ao aspecto técnico e de caráter utilitarista decorrente do sistema linguístico do idioma;
- Para refletir sobre como a educação linguística crítica e intercultural, entendida como ação política, pode ampliar as possibilidades de ação no mundo com vistas à cidadania expansiva, à justiça social e a uma sociedade mais equânime;
- Para compreender que as diferenças culturais, linguísticas, políticas, sociais, étnicas ou de gêneros são inerentes à humanidade e, portanto, devem ser repensadas como insumo pedagógico para a elaboração de ações docentes, bem como elementos curriculares.
Benefícios para o aluno
- Refletir criticamente sobre o papel de educador de línguas como questionador de práticas pedagógicas enraizadas em dogmas e crenças concebidas como inabaláveis e pétreas;
- Fomentar novas possibilidades de ser, agir e desejar por meio de práticas pedagógicas decoloniais na educação linguística.
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15 encontros online síncronos de 2 horas-aula online nas quais discussões, debates, leituras e atividades, particularmente, em grupos, serão propostos.
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30 horas (online)
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Valores e forma de pagamento
R$1.200,00
Parcelamento em até 5 x R$240,00 -
Datas
19/08/23 a 16/12/23
Não haverá aula nos dias: 09/09, 14/10 e 04/11Sábados das 11:00 às 12:40
Estrutura do curso
15 encontros online síncronos e semanais totalizando 30 horas
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- Francisco Estefogo
Pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) sob a supervisão da Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali. Possui doutorado (2005) e mestrado (2001) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No momento, é pós-doutorando em filosofia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Silva de Carvalho, bem como na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), sob a supervisão da Profa. Dra. Yolanda Gloria Gamboa Muoz.
Decolonizing English language teaching
- Sobre o curso
- Para quem?
- Por que fazer?
- Como são as aulas?
- Carga Horária
- Valores
- Datas
- Corpo Docente