-
Sobre o curso
Trata-se de um curso de extensão em educação plurilíngue em que serão focalizados tópicos centrais dos estudos em CLIL, a aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem. O curso baseia-se teoricamente em diferentes abordagens teóricas, com enfoque na abordagem sociocultural e na linguística sistêmico-funcional, e tem como objetivo central proporcionar subsídios teóricos e experiências práticas para a implementação de CLIL nos diversos contextos educacionais nacionais.
Conteúdo do curso
- Entendimentos sobre CLIL;
- História da abordagem;
- Panorama das pesquisas científicas sobre CLIL;
- Princípios basilares;
- Diferenciais da abordagem (4Cs, tríptico de linguagem, 3As);
- Integração de conteúdo e linguagem;
- A Matriz de CLIL (Coyle et al., 2010, adaptado de Cummins, 1989);
- As abordagens comunicativas (Mortimer & Scott, 2003);
- Funções cognitivo-discursivas (Dalton-Puffer, 2013).
Objetivo final do curso
Obter uma certificação de curso de extensão da Faculdade Cultura Inglesa; entender as particularidades de uma abordagem que desperta crescente interesse da comunidade educacional.
Diferenciais perante os concorrentes
- Professor especialista em CLIL, com produção acadêmica relevante e experiência na implementação de CLIL em diferentes funções;
- O curso é ministrado em inglês;
- Os participantes terão a certificação de curso de emitido pela Faculdade Cultura Inglesa
-
Para quem?
Profissionais da educação internos e externos e quaisquer que queiram fazer uma extensão universitária.
Nível de conhecimento mínimo
É recomendável que os candidatos tenham no mínimo nível B2 de inglês
-
Por que fazer?
- Para obter e ampliar conhecimento explícito sobre teorias linguísticas e educacionais que embasam o fazer de CLIL;
- Para ampliar repertório de ferramentas e frameworks utilizados com CLIL;
- Para praticar o trabalho de planejamento e realização de eventos de aprendizagem com CLIL;
- Para embasar o trabalho do professor em sala de aula com pesquisas recentes sobre aprendizagem em contextos de língua adicional.
Benefícios para o aluno
- Obter e/ou aprofundar conhecimento acerca de questões centrais ao trabalho integrado em contexto de línguas adicionais;
- Desenvolver habilidades para planejar e realizar eventos de aprendizagem com base em teorias e propostas embasadas em pesquisa na área de CLIL.
-
O curso consiste em 15 encontros de 2 horas-aula síncronas e online que variam em formato, incluindo palestras e leituras, mas também discussões e atividades hands-on típicas de oficinas. Espera-se que os participantes se preparem para as aulas, realizando as atividades propostas, e engajem-se nas discussões e atividades em sala, compartilhando conhecimento sobre seus contextos de trabalho, bem como sobre suas leituras e criações.
-
3O horas (online)
-
Datas
19/08/23 a 16/12/23
*não haverá aula nos dias: 09/09, 14/10 e 04/11
**as aulas de 23/09 e 11/11 serão assíncronasSábados das 9:00 às 10:40
Estrutura do curso
15 encontros online síncronos e semanais totalizando 30 horas
-
Valores e forma de pagamento
R$1.200,00
5 x R$240,00 -
Raul Paraná
Mestre em Liderança Educacional com especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela University of Jyväskylä (2019) e licenciado em Língua Estrangeira Moderna (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (2014). Possui certificado CELTA pela University of Cambridge (2010). Atua como professor de Inglês e Inovação na Escola Concept. Atua também como professor dos programas de mestrado MIEB e OMiES da Universidad de Jaén (Espanha). Professor convidado de pós-graduação e extensão na IENH (RS), BEA/UniDomPedro e Fagammon/Systemic Academy. Foi professor de Português como Língua Estrangeira e de Comunicação Acadêmica em Inglês na Universidade de Jyväskylä (Finlândia). Foi professor substituto em Língua Inglesa e Metodologia do Ensino na Universidade Federal da Bahia em 2016, além de coordenador acadêmico do PROEMI no PROFICII/UFBA, também em 2016. Foi professor de Inglês do programa bilíngue no Colégio Cândido Portinari de 2014 a 2016. Foi professor de Inglês e Coach na ACBEU de 2009 a 2016. Atua nas seguintes áreas: formação reflexiva de professores, CLIL e análise crítica de materiais didáticos.
CLIL: from theory to practice
- Sobre o curso
- Para quem?
- Por que fazer?
- Como são as aulas?
- Carga Horária
- Datas
- Valores
- Corpo Docente