Faculdade Cultura Inglesa
  • Pós-Graduação em Estratégias e Metodologias do Ensino e do Uso do Inglês

Programa de pós-graduação lato sensu em 10 módulos que podem ser cursados na ordem de disponibilidade do aluno. Ideal para graduados com interesse em estratégias e metodologias de ensino de inglês como língua estrangeira e professores de institutos de idiomas, da Cultura Inglesa São Paulo e das redes estadual ou privada de ensino, o programa permite que o pós-graduando:

• Desenvolva e aprofunde seus conhecimentos de inglês e de metodologias de ensino do idioma como língua estrangeira.
• Entre em contato com novas abordagens de ensino, adquirindo e consolidando a prática do ensino.

O curso, ministrado em inglês, é composto por 10 módulos temáticos de 42 horas cada, divididos em três esferas relevantes para o ensino de inglês como língua estrangeira. O curso é presencial em São Paulo.
Confira os detalhes abaixo.

  • MÓDULOS LINGUÍSTICOS


• Escrita Acadêmica de Língua Inglesa
Estudo das especificidades da escrita acadêmica sob a perspectiva de gêneros textuais acadêmicos, com abordagem baseada no estudo de corpus para descrição e análise de padrões e regularidades léxicogramaticais.


• Desenvolvimento de Conhecimento dos Sistemas da Língua Inglesa
Estudo das principais características dos sistemas da língua inglesa, assim como das abordagens e técnicas inerentes ao ensino de inglês como língua estrangeira em diversos contextos, ampliando o conhecimento do pós-graduando.


• Literatura e Cinema
Estudo da literatura e do cinema como manifestações culturais e das diferenças em suas respectivas linguagens e abordagens de temas diversos. Enriquecimento do repertório de técnicas de ensino associadas às mídias em questão.


• Léxico e Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Estudo das principais características inerentes ao léxico como nível de análise linguística e sua aplicação no ensino de inglês como língua estrangeira sob a perspectiva metodológica da linguística de corpus.


• Desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa
Estudo das especificidades do sistema fonológico e fonético da língua inglesa e dos procedimentos e abordagens inerentes ao ensino da pronúncia da língua inglesa em diversos contextos.

  • MÓDULOS METODOLÓGICOS


• O Afeto na Educação
Estudo das formas como o afeto influencia o aprendizado de línguas estrangeiras com alunos de diversas faixas etárias, Além disso, o módulo apresenta técnicas que podem ser utilizadas por professores para maximizar o aprendizado.


• Motivação e Disciplina para Crianças e Adolescentes
Estudo e reflexão sobre o papel do professor e suas possíveis intervenções em contextos adversos. Pesquisa sobre conceitos para instrumentalização docente e melhoria da relação professor-aluno, promovendo um ambiente acolhedor que maximiza as oportunidades de aprendizagem.


• Tech 'n' Teaching – Ensinando com Tecnologia: Diferentes Possibilidades
Estudo e reflexão sobre a utilização da tecnologia em contextos educacionais. Pesquisa, análise, familiarização e eventual experimentação de aplicativos e ferramentas tecnológicas usadas presencialmente e/ou à distância para ensino e aprendizagem. O papel do professor e a mediação pedagógica em ambientes online.


• Técnicas de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Estudo sobre o ensino de inglês como língua estrangeira, com especial atenção voltada aos conceitos de método, abordagem e técnica. O curso leva os pós-graduandos a um melhor entendimento dos principais conceitos e princípios linguísticos subjacentes a diferentes métodos de ensino.

  • MÓDULOS DE PESQUISA


• Metodologia da Pesquisa Científica
Estudo das especificidades e dos principais procedimentos metodológicos de uma pesquisa científica na área de ensino de inglês como língua estrangeira.