Módulos Linguísticos Educação Bilingue

Language Awareness e a formação docente

Serão focalizados os principais níveis de análise linguísticos, isto é, fonética, fonologia, morfologia, léxico e sintaxe e pragmática com o objetivo de refinar o senso analítico dos participantes com dados da língua inglesa em uso. As análises serão sempre seguidas de uma discussão de como tais fatos discutidos e analisados podem ser postos em prática na sala de aula de ensino de inglês.Serão focalizados os principais níveis de análise linguísticos, isto é, fonética, fonologia, morfologia, léxico e sintaxe e pragmática com o objetivo de refinar o senso analítico dos participantes com dados da língua inglesa em uso. As análises serão sempre seguidas de uma discussão de como tais fatos discutidos e analisados podem ser postos em prática na sala de aula de ensino de inglês.

Aprendizagem de L2: particularidades e convergências:

Serão focalizados tópicos centrais dos estudos em duas áreas correlatas: a aquisição de inglês como L2 e bilinguismo. O curso baseia-se teoricamente em abordagens funcionalistas da linguagem e tem como objetivo central proporcionar subsídios teóricos para que os participantes adquiram maior conhecimento e, consequentemente, entendimento prático acerca da aprendizagem de língua inglesa e sobre bilinguismo.

Políticas linguísticas:

Nessa disciplina serão apresentados e aprofundados os conhecimentos acerca das Políticas Linguísticas e sua relação com o ensino de língua inglesa no Brasil.

Ideologia e Linguagem:

Nessa disciplina serão apresentadas algumas relações que a linguagem mantém com a ideologia, moldando o modo como enxergamos o mundo que nos cerca. A disciplina busca também ampliar o debate sobre a relação leitor, texto e interpretação.

Desvendando a educação bilíngue no Brasil: do entender ao fazer:

Foca em equipar os alunos com teoria e prática sobre educação bilíngue e o papel do ensino de língua inglesa em diferentes contextos. A partir da teoria, o curso proporciona a seus alunos a oportunidade de refletir sobre o ensino da língua inglesa como objeto e ferramenta, colocando em prática alguns destes fundamentos.

Práticas Bilíngues na BNCC:

A disciplina tem por objetivo proporcionar ao professor  uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) seguida de uma reflexão sobre possibilidades de trabalho e planejamento de aulas a partir da integração da língua inglesa (1) com os Campos da Aprendizagem e Direitos da Aprendizagem (Ensino Infantil); (2) com outras áreas do conhecimento (Ensino Fundamental e Médio) e (3) com os Eixos Organizadores (Fundamental: Anos Finais) dentro de um contexto bilíngue.
Skip to content